Qual a importância do alongamento?

Já parou para pensar em quanto nosso corpo é capaz de se movimentar? Caminhar, correr, saltar, nadar, todos esses são modalidades que o nosso corpo ao longo dos anos vem se adaptando e com treino pode ser melhorado.

Agora, devemos pensar no nosso corpo como uma máquina que está sempre em movimento, desde o levantar até o adormecer estamos em um constante corre-corre diário. Para que isso aconteça sem que ocorra algum tipo de desajuste, dor ou incômodo, devemos nos alongar. Já observou seu animal de estimação se alongando? Até mesmo os animais na natureza possuem esse instinto, que para começar suas atividades diárias, devem se alongar. Rudolph Klapp (1940), criador do Método Klapp (tratamento de escoliose), por exemplo em suas pesquisas observou os animais quadrúpedes e chegou a conclusão que eles não desenvolviam desvios posturais, e percebeu também que eles se alongavam. Então perceba, até os animais tiram do seu tempo instintivamente para se preparem fisicamente.

Conosco, seres humanos, não pode ser diferente, tais alongamentos trazem prevenção contra lesões e um rendimento muito maior. O alongamento muscular, ajuda a manter o corpo menos tenso e trás mais flexibilidade, melhorando potencialmente a movimentação das articulações, diminuindo as dores e aumentando a disposição as atividades físicas, além de trazer bem estar.

Principais benefícios;

Maior flexibilidade aos músculos

Ativação da circulação sanguínea

Reduz o risco de lesões

Facilitar a movimentação

Reduz a tensão muscular

Não importa a idade ou sexo, sempre antes e depois de qualquer atividade física procure se alongar, além de prevenir lesões, irá trazer mais qualidade de vida.

Grato por você nos acompanhar, continue conosco, sempre estarei trazendo novidades, dicas, histórias e notícias da Fisioterapia.

Anúncios

3 comentários em “Qual a importância do alongamento?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s