O incrível mundo da Fisioterapia

A Fisioterapia é uma área em constante expansão, novos métodos de tratamento, estudos sobre a eficácia de alguma modalidade terapêutica, avanços tecnológicos dos aparelhos usados na Eletroterapia por exemplo. Um campo riquíssimo a ser explorado, de tratamento fisioterapêutico à pesquisa.

Como definição prática, o Fisioterapeuta está habilitado para tratar e prevenir distúrbios relacionados ao Movimento do Corpo Humano, ou seja, um dos principais objetivos do tratamento fisioterapêutico, é trazer de volta o movimento perdido. Mas engloba ainda recuperar e desenvolver o cognitivo, memória. Além disso, cabe a nós o diagnóstico e tratamento de distúrbios de ordem neurológica, cardíaco ou respiratória, acidentes, ou corrigir más posturas.

Onde podemos trabalhar?

Em hospitais, clínicas, centros de reabilitação, consultórios, unidades básicas de saúde. Existe também a possibilidade de desenvolver atividades em clubes de futebol, academias e o Home Care (atendimento a domicílio).

O Fisioterapeuta pode se tornar um pesquisador, além de supervisionar tecnicamente, ser docente no ensino superior, ou fazer parte da direção ou coordenação de cursos.

Principais áreas de atuação.

1. Ortopedia
O profissional ortopedista, pode ter uma formação médica ou fisioterapêutica. Cuida das doenças, traumas ou deformidades relacionadas ao sistema locomotor, ou seja, ossos, músculos, ligamentos. Atende principalmente pacientes vítimas de acidentes traumáticos.

2. Terapia Intensiva

O Fisioterapeuta intensivista, está apto a lidar com pacientes críticos, que necessitam de suporte ventilatório, com limitação motora, e outros problemas que exigem maior atenção. Uma das principais atividades do profissional nessa área é manter a integridade respiratória do paciente, ou seja, é de grande importância que as vias respiratórias estejam desobstruídas, livre de todo e qualquer secreção, isso trás mais qualidade à respiração. Outro ponto importante, a maioria dos pacientes por estar em estado de coma, ficam muito tempo em estado estático, o que é muito prejudicial à musculatura respiratória, então por meio de técnicas e aparelhos o Fisioterapeuta, trabalhar com o objetivo de manter tal musculatura fortalecida. Existe também a preocupação de evitar deformidades, úlceras de pressão e perda de massa muscular.

3. Neurologia

O Fisioterapeuta identifica e busca o melhor tratamento, pensando no desenvolvimento do indivíduo, seja muscular, cognitivo e psicológico. Basicamente, trata de patologias relacionadas ao Sistema Nervoso, seja de origem congênita ou adquirida (AVC, TCE, etc), em qualquer faixa etária.

São traçados objetivos com a finalidade à recuperação e restauração de funções motora, proprioceptiva (relativo a si mesmo), de mobilidade e força.

4. Fisioterapia Esportiva

O profissional atua na preparação de atletas, assim como na prevenção e recuperação de lesões. É uma área da Fisioterapia que atua junto aos atletas e aos praticantes de diversas atividades físicas, a prevenção de lesões, no processo de reabilitação de atletas em clubes e de pessoas comuns que praticam esportes regularmente.

Pode desenvolver suas atividades em clubes de futebol, vôlei, natação, artes marciais, academias, sempre auxiliando as pessoas na busca por melhores resultados e prevenir possíveis lesões graves.

5. Saúde Pública

Segundo a Constituição Federal de 1988, artigo 196 dispõe que: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e do acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”. Baseado nisso, vimos a importância da Fisioterapia na saúde pública, principalmente na Atenção Básica. O termo “prevenir” resume basicamente o trabalho do Fisioterapeuta nessa área: prevenir lesões, o diagnóstico precoce de doenças congênitas, onde busca principalmente a melhor qualidade de vida do indivíduo.

6. Dermato funcional

Basicamente atua na prevenção, promoção e recuperação da pele, que pode estar ligado a distúrbios metabólicos, linfáticos, dermatológicos, entre outros.

Atua principalmente na estética, a recuperação de tecidos, como a flacidez da pele, gordura localizada, estrias e cicatrizes. Outro foco muito importante é na recuperação de pacientes que sofreram queimaduras.

Nesses post você conferiu um pouco mais da nossa área, que incrível né? Só ressaltando que a Fisioterapia não se restringe a somente essas modalidades, há um leque de opções e muitos ainda em desenvolvimento.

Obrigado por conferir nosso blog, fico grato por sua visita. Até a próxima.

Anúncios

Um comentário em “O incrível mundo da Fisioterapia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s