Motivos para manter uma boa postura

A maioria de nós seres humanos têm ou estar propício a desenvolver algum tipo de distúrbio postural. A ausência ou exacerbação de dor, são indicativos preocupantes. A prevenção é a melhor opção.

A coluna vertebral , possui fisiologicamente curvaturas que tem uma função primordial na biomecânica: a distribuição uniforme do peso corporal, além de fatores externos como a força da gravidade. Agora imaginemos se não houvessem tais curvaturas, o quanto nossas estruturas ósseas sofreriam danos irreparáveis, como o desgaste precoce dos discos vertebrais, meniscos, e a locomoção seria sem harmonia.

Observe o quanto é maravilhoso a marcha humana.

  • A boa postura, sem dúvidas, passa confiança e segurança em si mesmo. Além de parecer um pouco mais alto e mais magro.
Percebeu a diferença?
  • Pessoas que tem uma boa postura, passam uma imagem de poder e dominação, pois sua confiança e segurança em si mesmo refletem nos seus comportamentos e atitudes.
Não é à toa que os super heróis tem essa postura
  • A postura ereta ajuda a respirar melhor, ou seja, essa postura auxilia na abertura das vias aéreas, desta maneira o oxigênio circula melhor no sistema cardiopulmonar.

  • O principal motivo para mantermos uma postura correta é evitar complicações na saúde. Ou seja, uma má postura trás complicações severas, como o aumento da hérnia de disco, dores nas costas, má circulação, fadiga constante, tensão nos músculos do pescoço, coluna, braços e pernas.

Dicas para conservar uma boa postura

  • Controle do peso: o sobrepeso, principalmente na região abdominal, sobrecarrega os músculos que dão sustentação e aos músculos do estômago.
  • Pratique exercícios. A atividade física desenvolve a flexibilidade, além de trazer mais preparo para os músculos envolvidos na postura.
  • Visite periodicamente o oftalmologista. Isso mesmo! Problemas de visão podem afetar a postura, principalmente a região cervical.
  • No trabalho se preocupe até mesmo na posição sentado. Veja se sua cadeira é alta o suficiente para que seus braços apóiem na mesa, utilize apoio para os pés. Dirigindo por muito tempo? Faça pequenos intervalos para se alongar, e providencie apoio para lombar.

Resumindo, a busca por uma postura corporal harmoniosa, deve ser tão importante quanto à alimentar-se adequadamente, ter um sono regular, ou se exercitar. Uma boa postura significa que nossos ossos estão alinhados e nossos músculos, ligamentos e articulações podem trabalhar corretamente. Significa também que nossos órgãos estão na posição certa e funcionam eficientemente.

A postura inadequada a longo prazo, trará danos irreparáveis, e afetar vários sistemas e funções vitais, por exemplo digestão, excreção, respiração, músculos, articulações.

Cuide de sua postura, observe-se em frente a um espelho, esteja atento ao seu corpo, tente se corrigir e desenvolver uma consciência corporal, e com isso uma melhor qualidade de vida.

Obrigado por ler nosso post. Continue nos acompanhando. Desde já boas festas, e um Feliz ano novo. Que 2019 seja de saúde, alegrias e paz!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s